Tuesday, March 24, 2009

A Igreja é um rebanho

Imagens do Novo Testamento para a igreja

Tudo indica que Jesus tinha uma predileção por esta figura, pois ela representa muitos aspectos da igreja. João 10.1-18 é o texto principal no qual o próprio Jesus se coloca como o Pastor das ovelhas. Ele disse: “Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora. Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz”. Há um relacionamento estreito entre o Pastor e as ovelhas. Jesus é o Pastor e nós somos suas ovelhas. Observe que é Ele quem as conduz e Ele vai adiante delas. Isso nos dá uma segurança muito grande porque se Ele vai adiante é Ele quem abre ou fecha portas. Não temos de abrir nenhuma porta pois se o seguimos é Ele quem cuida disso. Jesus também afirmou: “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem”. Em João 10.27 Jesus faz uma das mais impressionantes declarações do seu ministério terreno. Ele diz: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão”. Mais uma vez o relacionamento entre pastor e ovelha é acentuado, mas há algo que demonstra que Jesus está falando a nosso respeito. Ele diz: “Eu lhes dou a vida eterna”. A quem Jesus dá vida eterna? Aquelas ovelhas que ouvem a sua voz, que são conhecidas dele e que o seguem.” Aqui está uma figura da graça de Deus: “Eu lhes dou...”. A salvação não é merecida, é presenteada como uma dádiva resultado da graça de Deus. Também não é algo que se recebe para ter a possibilidade de perder-se adiante: “Elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar de minha mão”. Eu você podemos dormir sossegados pois jamais perderemos a nossa salvação.

Se a igreja é um rebanho, então ela é liderada por pastores. Foi isso que Jesus ensinou quando disse a Pedro em João 21:15-17, “Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: ‘Simão, filho de João, você me ama mais do que estes? ’ Disse ele: ‘Sim, Senhor, tu sabes que te amo’. Disse Jesus: ‘Cuide dos meus cordeiros’. Novamente Jesus disse: ‘Simão, filho de João, você me ama? ’ Ele respondeu: ‘Sim, Senhor, tu sabes que te amo’. Disse Jesus: ‘Pastoreie as minhas ovelhas’. Pela terceira vez, ele lhe disse: ‘Simão, filho de João, você me ama? ’ Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez ‘Você me ama? ’ e lhe disse: ‘Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo’. Disse-lhe Jesus: ‘Cuide das minhas ovelhas’”.

A idéia de rebanho era também aplicada a Israel no Antigo Testamento. Deus era o Supremo Pastor do seu povo (Isaías 40.11). Os sacerdotes e líderes religiosos em geral também eram vistos como os pastores do rebanho. Deus tem uma palavra muito dura para a falta de cuidado que eles demonstravam ao não zelar pelo rebanho dele (Ezequiel 34.1-31).

No Novo Testamento grego há várias palavras para pastor. “Poimen” que é traduzida como pastor; “presbutero” que é traduzida como presbítero e “episcopos” que é traduzida como bispo. Todas as elas significam a mesma coisa, ou seja, descrevem o trabalho de um pastor (1 Pedro 5.1-2). Portanto, quando você ler “ancião”, “presbítero”, “bispo” e “pastor”, lembre-se que tais palavras são traduções de palavras que têm o mesmo significado.

Ovelhas são peculiares. Por natureza são indefesas e se caírem em um rio com correnteza, a morte é garantida, pois a lã absorve toda a água como uma esponja e a ovelha afunda. Elas precisam estar debaixo dos cuidados de pastores o tempo todo. Ovelhas se tornam presa fácil quando estão desgarradas. E por não poderem se defender por si mesmas dos lobos, elas perecem. Portanto, você precisa estar debaixo da autoridade e dos cuidados de um pastor. Toda ovelha precisa disso. É por isso que quanto maior a igreja se torna, mais necessário se faz com que o cuidado pastoral aconteça em grupos pequenos. Se a igreja tiver só uma pessoa para cuidar das ovelhas (o pastor), essa pessoa será a maior barreira para o crescimento da igreja, pois a igreja só crescerá até onde o pastor “dá conta” de cuidar das ovelhas. Se ao contrário, a igreja é formada em grupos pequenos, o cuidado pastoral é descentralizado e acontece através da liderança de “pastores leigos” que são os líderes dos grupos. O pastor da igreja passa a ser mais como o fazendeiro que supervisiona os seus múltiplos rebanhos do que como um único pastor e com isso as barreiras ao crescimento são removidas.

Para refletir: Leia o capítulo 10 de João e pense nas implicações de seguir Jesus como seu pastor. Leia Atos 20.28-29 para descobrir o quão caro é o rebanho do qual você faz parte. Veja até onde Deus vai para buscar uma só ovelha que se afasta: Lucas 15.1-7.

No comments:

Post a Comment