Monday, March 23, 2009

A Igreja é uma comunhão

Imagens do Novo Testamento para a igreja

Estamos começando hoje um novo espaço para reflexões e desenvolvimento de idéias de assuntos que estamos estudando na Comunidade Novo Começo em Los Angeles, California. A razão pela qual começamos a olhar para as imagens que a Biblia nos oferece para descrever a igreja é porque imagens têm o poder de comunicar aspectos que muitas vezes não percebemos. Jesus usou ilustrações visuais a fim de comunicar sua mensagem. Há muitas imagens bíblicas para a igreja (eu já li artigos que afirmam que há mais de 96 imagens na Bíblia para a igreja), mas vou deter-me em apenas 8 delas.

A igreja é uma COMUNHÃO.

Atos 2.42 diz: “Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações”.

A palavra “comunhão” (koinonia no grego) aparece umas 20 vezes no Novo Testamento. Ela quer dizer, “compartilhar algo em comum”. O que é que temos em comum? Acima de tudo temos em comum a mesma fé em Jesus Cristo, como o único que pode nos salvar das conseqüências trágicas de uma vida de pecados, pelo fato dele mesmo ter assumido nossa culpa ao morrer por nós na cruz.

A idéia da igreja como “comunhão” ressalta a unidade da igreja, desejo que Jesus expressou em uma da suas orações quando afirmou em João 17.20-21: “Minha oração não é apenas por eles [os apóstolos e aqueles que estavam com Jesus durante seu ministério terreno]. Rogo também por aqueles que crerão em mim por meio da mensagem deles [nós] , para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste”. Ao desejar que a unidade entre os seus seguidores fosse como a unidade que ele (Jesus) desfrutava com o Pai, Jesus estabelece o fato que a unidade da igreja deve refletir unidade que existe na Trindade divina, ou seja, a harmonia perfeita entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Por causa disso, a igreja deve ser estruturada de tal maneira que enfatize a unidade ao invés de diferenças.
Infelizmente nos concentramos mais nas diferenças do que nas coisas que temos em comum. Eu tenho muitas diferenças com minha esposa, mas um dia eu decidi coloca-las de lado e formar uma unidade através do casamento com ela.

A Bíblias está cheia de referências sobre como devemos enfatizar a unidade em nossa comunhão. Efésios 4.3 diz: “Façam todo esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”. Romanos 14.19 diz: “Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz, à edificação mútua”.

Unidade na igreja não é algo que acontece por acidente. Ela é intencional e devemos nos esforçar para mantê-la. Isso quer dizer que há situações através das quais podemos destruí-la. Entenda isso: Qualquer atitude que venha causar desunião é pecado. Uma das coisas que mais causa desunião em igreja é “fofoca”. Na Novo Começo não toleramos difamação de pessoas, pois há uma pesada adverência para aqueles que destroem a igreja. Em 1 Coríntios 3, o apóstolo Paulo fala sobre divisões na igreja e no versículo 17 ele afirma: “Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado”. Embora aqui apareça uma outra figura para a igreja (santuário ou templo) o princípio se aplica. Qualquer pessoa que venha destruir a obra de Deus seja por difamação ou qualquer outro meio sofrerá destruição.

A vontade de Deus é que a igreja viva em unidade. Infelizmente, o que acontece com muitas igrejas é o que a igreja de Corinto estava experimentando: “Entretanto, nisto que lhes vou dizer não os elogio, pois as reuniões de vocês fazem mais mal do que bem. Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês...”. 1 Coríntios 11.17-18

Em minha experiência, uma das coisas que mais causam divisões em igreja é o que se chama de “assembléia” (não Assembléia de Deus), ou de “sessão administrativa”, ou ainda “sessão de negócios”. Por que? Porque votação tende a aumentar as diferenças. Sempre haverá ganhadores e perdedores. A maioria sempre ganha, mas nem sempre a maioria está certa. Por isso, na Comunidade Novo Começo não temos “sessão regular”. Se precisarmos realizar uma “assembléia” será para tratar de assuntos tais como compra de patrimônio (o que é requerido por lei), exoneração ou convite de pastor titular, mudanças no estatuto, orçamento anual e eleição de “trustees” (o que também é requerido por lei). Fora isso, decisões são tomadas por concenso daqueles que servem e estão na liderança.

Para refletir: Aqui estão algumas passagens que vão ajudar você a entender melhor o que significa viver em comunhão. Leia e medite nelas.

Salmo 133.1; João 13.34-35; Romanos 12.6-18; Romanos 15.5-6; 1 Coríntios 1.10; 2 Coríntios 13.11; Filipenses 1.27; Filipenses 2.1-3; Filipenses 4.2; Colossenses 2.2; Colossenses 3.13-15; 2 Timóteo 2.14; 2 Timóteo 2.23; 1 Pedro 3.8

No comments:

Post a Comment